Friday, June 20, 2008

RODRIGO MAGALHÃES











Mencionado por:Eli Castro
Marcos Siscar


Menciona:

Cândido Rolim
Ivaldo Ribeiro Filho
Rodrigo Marques
Soares Feitosa



POEMAS

Cadeira de balanço


A casa do meu avô beirava a estação.
De longe, ele parecia aprender com os homens
e com os olhos dos homens seguindo viagem.

O apito de uma locomotiva é
mais agudo quando se aproxima
do observador e mais grave
quando se afasta.

Não descobri isso lá.
Uma enciclopédia me trouxe em cores esquecidas.

O meu avô parecia dizer que, antes,
lhe sobrava uma vida em festa.
Antes da ressaca.

Sem qualquer livro, o velho sabia que o trem se afastava.

(De O legado de Beltrano, 7Letras, 2005)








À beira


Cristina parte enquanto deixa Cristina aqui.

Cristina parte com velas enfunadas,
enquanto Cristina tenta se esvaziar,

fitando o seu homem e Cristina indo, expirando.

(Inédito)



Fátima


E eu chorava muito, sabe,
minha mãe na sala, eu no quarto,
revoltada, sem entender, até que dois
homens, de branco, assim como dois anjos
do Senhor, me disseram, as suas lágrimas não
deixam ela subir, molham o vestido, pesam, e aí
eu fiquei quieta, e aí eles levaram ela, e aí eles se foram.

(Inédito)


BIO/BIBLIO

Rodrigo Magalhães nasceu em Fortaleza em 1980. Tem um livro de poesias publicado pela editora 7Letras, “O legado de Beltrano”.
Poética



POÉTICA


Notícia do poema

O estudante Jacó Lima da Silva, 21, foi morto a tiros, ontem, na favela do Cabeção. O acusado é o seu irmão, o vigilante noturno Esaú Lima da Silva, 25. O homicídio ocorreu durante uma roda de samba organizada pela comunidade da favela. O motivo do assassinato ainda é desconhecido.


Poema da notícia

O pandeiro e a mão caindo e batendo. O ritmo.

À esquerda, os outros, Rosa e a mão de Esaú na mão de Rosa.
À direita, os outros, Jacó e os olhos de Jacó nos olhos de Rosa.

Bumbo.

Pra lá, um terreiro. O homem chega, a galinha corre.
A galinha percebe só de estar no olho do homem.

A alça de Rosa. O ombro deslizando por baixo.
Cavaquinho, reco-reco. Ponta de língua.
Lábio deslizando por cima.

Jacó sorri sem os dentes. A tensão na boca
e o risco na boca. Jacó sorri o elástico.

Esaú cisma. Cavaquinho, reco-reco e atabaque.
Cisma.

O pandeiro e a mão caindo e batendo. O bolso e a mão caindo.

Esaú e os olhos de Esaú nos olhos de Jacó.
A galinha percebe só de estar no olho do homem.

Esaú, Jacó. À esquerda e à direita, os outros.
A mão subindo, a pressão do dedo,
o pandeiro, o gatilho. O ritmo.

Bumbo.

O morto sorri o elástico. Só o chocalho.
Levemente.

(De O legado de Beltrano, 7 Letras, 2005)

1 comment:

Anonymous said...

Deliciosamente encantadora...suas palavras...todas elas como um poetar ao crepúsculo!

Márcia de Mesquita Araújo.